PMM

PMM

05/08/2011

O QUE É COMBUSTÃO HUMANA ESPONTÂNEA

"Há mais mistérios entre o céu e a terra do que sonha nossa vã filosofia"

homem pegando fogo              Esta célebre frase foi proferida pelo GRANDE dramaturgo e poeta inglês, William Shakespeare, e de fato ele estava certo,  existem diversos fenômenos que perduram até hoje inexplicáveis, um dos mais conhecidos é a chamada combustão humana espontânea (CHE Guevara). Tal situação ocorre quando o corpo humano entra em combustão espontânea (pega fogo sem nenhuma fonte inflamável externa), de maneira inexplicável e imprevisível.
um caso de combustão humana espontânea
Só sobrou o cotoco, mais uma vítima da combustão humana espontânea...

Definição 

            Trata-se de um fenômeno misterioso, sem causa conhecida, onde o corpo humano entra em combustão espontânea sendo rapidamente consumido pelas chamas, no geral tomando unicamente a parte superior do corpo, sobrando pernas e pés quase intactos. Bem localizadas que são, elas tomam em geral apenas o corpo reduzindo-o a pó (por vezes só partes do corpo, como braços, mãos, etc), não consumindo os demais objetos próximos à vítima. Segundo especialistas em crematórios um corpo precisa  ficar a pelo menos 1093 °C queimando por cerca 12 horas para virar cinzas, em contra partida a combustão humana espontânea faz o mesmo 'serviço' em poucos segundos.

Causas As causas deste fenômeno ainda continuam um mistério, alguns especulam que seja motivado pelo acumulo de peidos metano no intestino que entram em ignição devido a reação de algumas enzimas (teoria já contestada, visto que em muitos dos casos existem mais danos na parte externa do corpo do que na parte interna), alguns estudiosos vêem como causa da combustão espontânea o acúmulo de eletricidade estática no interior do corpo, ou o contato com bolas de gás ionizado WTF, outra teoria muito difundida (e contestada) sobre a causa da combustão humana espontânea é o chamado Efeito pavio.

O efeito pavio

             A teoria do efeito pavio diz basicamente que a pessoa queima logo após sua gordura entrar em combustão, a partir de uma fonte externa de calor, que queima  a roupa e esquenta a gordura derretendo a mesma e transformando a roupa embebida em um pavio.
Mesmo amplamente difundida no meio científico, essa teoria enfrenta muita oposição por parte dos parentes das vítimas e pessoas que presenciaram a combustão espontânea humana, visto grande parte dos casos acontece em segundos, enquanto o efeito pavio demora algumas horas pra terminar, outra diferença marcante dos opositores de tal teoria é que enquanto na CHE a cabeça vai pras cucuias vira cinzas junto com a maior parte do corpo,  no efeito pavio ela fica carbonizada ou sem grandes danos (em raros casos vira pó).

Veja abaixo um LINDO inforgráfico sobre o efeito pavio:


efeito pavio
efeito pavio combustão humana espontânea
combustão humana espontanea mostrando efeito pavio

Fatores de Risco

 válidos sobre este assunto, torna-se difícil diagnosticar um grupo de risco para tal ocorrência, porém, segundo Larry arnold, um especialista em CHE, o grupo de pessoas mais propenso a ser acometido pela combustão humana espontânea são as pessoas com a chamada "personalidade do tipo A" ou seja possuem:

               1. Envolvimento em múltiplas funções;
               2. Acentuada impulsão para competir;
               3. Desejo contínuo de ser reconhecido e de progredir;
               4.  Preocupação física e mental;
               5. Tensão facial;
               6.Tendência para procurar atingir metas não bem definidas ou muito altas;
               7. Incapacidade de relaxamento satisfatório, mesmo em épocas de folga;
               8. Insatisfação crônica com as realizações;
               9. Grau de ambição está sempre acima do que obtém;
               10. Movimentos rápidos do corpo;
               11. Impossibilidade prática (falta de tempo) para terminar alguns empreendimentos;
               12. Entonação emotiva e explosiva na conversação normal;
               13. Mãos e dentes quase sempre apertados;
               14. Calor no colarinho;
               15. Vermelhidão de raiva.

Casos

Combustão humana espontanea imagens             Datam do século XVII os primeiros relatos científicos acerca da combustão humana espontânea, o primeiro estudo conhecido foi redigido por Thomas Bartholin, um anatomista dinamarquês que em sua obra descreveu a estranha morte de uma parisiense, que, dormindo, entrou em combustão espontânea virou churrasquinho acabou por ser reduzida a cinzas em poucos minutos, sem danificar o colchão de palha, o qual jazeu dormindo em sono eterno.
Em 1932 uma senhora moradora de Bladenboro, Carolina do norte foi transformada em cinzas em decorrencia a combustão espontânea, ela teve as roupas arrancadas pelo marido e pela filha (sem proteção alguma nas mãos) com o intuito de diminuir as chamas, eles sairam sem ferimento algum, porém Sra. Williamson acabou por ser totalmente consumida pelas chamas em poucos segundos. A família descreve as chamas como "azuladas".e disseram que o fogo não consumiu os móveis adjacentes.
Em 1943 com 52 anos, Allen M. Small foi encontrado em cinzas na sua casa em seu Deer Isle, Maine. O tapete em baixo de seu corpo foi levemente queimado, mas não havia nenhum outro sinal de fogo na casa.
Imagem de mulher vitimada pela combustão espontanea em humanos
Em 1953 o corpo Wood Waymon foi descoberto no banco da frente de seu automóvel, completamente fechado, em Greenville, Carolina do sul. Pouco restou do Sr. Wood, mas seu carro foi encontrado intacto, mesmo estando com o tanque quase cheio de gasolina. O pára-brisa foi a única área danificada devido o calor.
Outro conhecido caso de combustão espontânea em humanos ocorreu em 1966 na Pennsylvania, quando um funcionário da companhia de luz local encontrou as cinzas do corpo do Dr. John Bantley, só restando-lhe o pé, quase intacto.

Sobreviventes 

Sobrevivente da combustão espontanea humana
Sobrevivente da combustão humana espontânea: Seu braço sumiu da noite para o dia.
       Apesar de potencialmente fatal, a combustão humana espontânea deixou alguns sobreviventes para contar como é ser um churrasco vivo a historia:
          Em 1974 ocorreu um dos mais extraordinários casos de CHE, nos Estados Unidos, com o Sr. Jack Angel que dormiu e acordou sem parte de seu braço e queimaduras estranhíssimas por todo o seu corpo, segundo os médicos, que vinham de dentro pra fora.
       Outros casos também foram registrados, mais nenhum tão emblemático quanto este... como será dormir com braço e acordar sem?
FOTOS
retirando vitima combustão humana espontânea
corpo queimado pela combustão espontânea humana
vítima queimada combustão humana espontânea
corpo combustão humana espontanea
combustão espontanea humana, só restaram as pernas
combustão espontânea humana perna
combustão perna espontânea mulher humana
combustão humana espontanea perna
corpo carbonizado combustão humana espontânea
Combustão humana espontanea imagens pernas
Combustão humana espontanea imagens fogo
combustão humana espontânea
Combustão humana espontanea imagens
cinzas combustão humana espontânea
Combustão humana espontanea imagens
Caso que de uma garota que foi atingida por uma possível bola de plasma (uma da principais 'provas' dos que defendem tal teoria).
Foto de uma bola de plasma (pra mim é o sol tremido, mais tudo bem)
bola de plasma combustão humana espontânea
Segundo fontes ela tentou se proteger de tal bola com os braços, por isso acabou sem eles
corpo em chamas combustão espontânea humana
corpo em chamas combustão espontânea humana
mulher vitima da combustão humana espontânea
combustão humana espontanea fumaça



Fonte: http://younisex.com.br/2011/07/30/o-que-e-combustao-humana-espontanea/#ixzz1UCtMqyAc

Um comentário:

  1. Essa de combustão humana é a coisa mais surreal que já vi na minha vida. Agora estou com medo do meu próprio corpo. É uma bomba relógio sem hora marcada para explodir =o

    ResponderExcluir